O SINDICATO LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA SEUS FILIADOS.

05/06/2010 07:31
Escrito por Fernando Lucas   
30 de abril de 2009

ImageJANAÚBA -- Presidindo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba desde janeiro deste ano, Nivaldo Batista Pires vem desempenhando o seu trabalho de líder desta classe.
As conquistas do referido Sindicato são várias, destacando a valorização da classe de servidores em vários aspectos.

Há de se acentuar o convênio que foi firmado entre o Sindicato e o comércio local, onde o sindicalizado passou a ter benefícios junto a farmácias, supermercados e clínica odontológica. “Já estamos providenciando um convênio com laboratório de exames clínicos”, adianta Nivaldo Pires que espera anunciar esta conquista o mais breve possível.

Podem ser apontadas outras ações, a exemplo do aumento do valor da diária de motoristas que se deslocam de Janaúba para outros municípios. Nivaldo Pires entende que esta conquista foi de grande importância, uma vez que o valor da diária sofreu aumento considerável.

No entanto, uma das mais consideráveis conquistas da atual diretoria foi, sem dúvida, o mandato de segurança impetrado para revogar o decreto da prefeitura que previa a redução, em 15%, do salário de todos os servidores públicos municipais. O referido decreto foi argumentado na crise econômica que reduziu o Fundo e Participação dos Municípios. Para preservar os direitos dos servidores, o sindicato, através de sua assessoria jurídica, acionou a Câmara de Vereadores o que resultou na manutenção dos direitos de cada servidor. “Esta foi uma importante conquista para a nossa classe”, comemora a servidora Maria Dolores. Há de se considerar que inúmeros são os casos isolados onde o Sindicato, representando a classe, tem atendido a necessidade de cada servidor.

As ações positivas da atual diretoria já tem apresentado resultados, tanto que o número de afiliados vem crescendo sensivelmente. Só nestes últimos quatro meses o número de novos sindicalizados foi de quase 150 servidores. “A classe de servidores tem entendido que é importante aderir ao sindicato, pois isto garante ainda mais os seus direitos”, entende Nivaldo Pires.

Os trabalhos do Sindicato também se estendem a várias reivindicações. Um desses pleitos, já parcialmente conquistado, diz respeito à instituição do Banco de Horas, um mecanismo apresentado pelo Sindicato e acatado pela prefeitura que assegura aos servidores o direito de horas extras, temporariamente suspendidas em nome da crise econômico-financeira. Neste sentido ficou acertado que os benefícios advindos das horas extras sejam restituídos na folha de pagamento ou em dias de folga para o servidor. “Não podemos é perder os nossos direitos e deixar o servidor prejudicado”, acentua Nivaldo Pires.

Em relação à reposição salarial e ao pagamento de horas extras, Nivaldo Pires apresentou esta semana à Câmara de Vereadores ofício solicitando o apoio desta Casa.
É que em ofício anterior, o Sindicato já havia manifestado junto à Câmara e à prefeitura solicitação de um reajuste salarial de 12% e pagamento das horas extras. Ele explica que a política salarial empregada pela prefeitura ao longo dos anos não atende o que é praticado pelo governo federal quando se aumenta o salário mínimo. Para se ter uma idéia, exemplifica Nivaldo Pires, um funcionário que possuía uma folha de pagamento acima de um salário mínimo hoje está enquadrado na faixa de exatamente um salário, o que justifica a necessidade de um reajuste real.

O ofício apresentado esta semana pede à Câmara uma posição sobre o assunto e que notifique a prefeitura solicitando agilidade no atendimento ao pleito.

Atendendo aos anseios da classe, a diretoria do Sindicato tem reunido constantemente com o prefeito José Benedito Neto e sua assessoria na busca de soluções para as reivindicações apresentadas. “Estamos aguardando para o próximo mês uma resposta positiva que venha atender os servidores públicos municipais”, disse Nivaldo Pires.

Visando trocar experiências positivas com outros sindicatos, Nivaldo Pires está articulando a realização de um congresso em Janaúba. Este congresso deverá reunir sindicatos de servidores públicos municipais de vários municípios do Norte de Minas. “Vamos criar condições de discutir sobre conquistas e reivindicações apresentadas por outros sindicatos do gênero e temos certeza de que esta experiência nos ajudarão a defender ainda mais a nossa classe e valorizar o direito de cada servidor”, finaliza o presidente.